» Antenas »Antena Kharchenko para recepção de longa distância do DVB-T2

Antena de longo alcance DVB-T2


Saúdo todos aqueles que não são indiferentes ao técnico, e não apenas, bordado.

Quero chamar sua atenção para uma variante da antena para a recepção distante da transmissão digital. Obviamente, não há nada fundamentalmente novo em meu produto, mas talvez a idéia de combinar um amplificador com uma antena seja útil para alguém. A antena Kharchenko atrai principalmente por sua facilidade de fabricação, boa repetibilidade, banda larga suficiente, ganho decente (declarado até 9dB com um refletor, mas ainda não tenho nada para medir) com pequenas dimensões. Na minha opinião, funciona melhor do que o familiar "secador".

Então, sobre os motivos que motivaram o desejo de criar este trabalho. Em nossa cidade, é claro, existe uma torre com a qual o primeiro multiplex de "números" está sendo transmitido e promete incluir o segundo (há dois anos), mas eu quero aqui e agora, como muitos. Na cidade vizinha, o segundo pacote foi incluído há muito tempo, mas é claro que não é aceito na antena interna e na externa sem um amplificador também. Eu tinha uma antena assim no jardim, recentemente eu a dei a um vizinho em troca de material, então houve uma oportunidade de mostrar como eu o faço.

A produção não requer materiais altamente deficientes, mesmo que tudo saia mais barato que o da fábrica, sem mencionar a super publicidade com a promessa de receber 80 (?) Canais (existem alguns que li sobre esse golpe).

Materiais:
1. O comprimento do cabo 4x16mm² - 1,5m.
2. O pedaço de fio SIP - 1.5-2m.
3. Folha de alumínio com 1-1,5 mm de espessura. 60x200mm. (Eu cortei de uma panela velha)
4. Amplificador de antena do "secador".
5. Braçadeiras para prender a antena ao mastro.
6. Selante de silicone
7. E, claro, o cabo e a ficha.
8. Uma pequena caixa de solda.
9. Parafusos M5 (cabeça de embeber) com porcas e arruelas - 2pcs.

Ferramentas:
1. Serra
2. Tesoura para metal
3. Broca (usei manual)
4. Brocas de 1,5 e 5 mm.
5. Arquivo pessoal ou simples.

Primeiro de tudo, estamos contando nossa antena. Não particularmente incomodando, peguei os dados sobre as frequências de interesse para mim. Na minha cidade, é 602 MHz (37 canais) o primeiro pacote e 770 MHz (58 canais) o segundo prometido. Estou interessado nos dados dos vizinhos multiplexes de -546 MHz (30 canais) primeiro e 498 MHz (24 canais) segundos, por isso farei uma antena neles. As frequências obtidas, ou melhor, a frequência média, foram substituídas na calculadora on-line e receberam os tamanhos necessários.

Na próxima etapa, preparamos o material - descasque o cabo

e SIP para fio desencapado.

Extraímos um pedaço de folha de alumínio de uma panela velha.

Do núcleo do cabo 16 mm² (ø5,1 mm), usamos o alicate para dobrar as “oito” antenas.

Fazemos a sobreposição da junção G8, retificando metade do diâmetro com uma lima.

Os pontos de conexão são perfurados ø1,5mm para rebites.

Rebitamos na junção das tiras de cabos de alumínio com uma largura de 7 mm, um comprimento de 50 (com uma margem).

Dobramos as tiras de maneira que o amplificador possa ser encaixado nelas com parafusos.

Nas tiras, perfuramos furos de ø5mm para os parafusos que prendem o amplificador, grosso modo, usando o próprio amplificador como gabarito, mantendo uma distância de 10 mm (ou o que for calculado) entre as placas. Perfure os furos com um diâmetro de 7 mm (diâmetro da cabeça de parafuso escareado).

O próximo passo eu chamaria de zombaria do amplificador.

O amplificador nesse projeto não é um luxo, mas um meio de enviar um sinal fraco através do cabo, no qual seria atenuado no primeiro medidor, para o receptor.

Como ele não se encaixava na caixa de derivação em termos de dimensões, e era necessário inseri-la, suas bordas e a fixação padrão do cabo eram simplesmente bárbaras - tesouras de metal - cortadas no tamanho desejado, e um furo para um parafuso autorroscante era perfurado no centro da placa. Os órgãos vitais do amplificador não foram afetados durante esta execução.

O refletor da antena também é feito de acordo com cálculos on-line. Os quadros são dobrados do mesmo núcleo de cabo que a antena. A estrutura grande é curvada nas dimensões de projeto do refletor, e a pequena é projetada para conectar a antena ao mastro, suportes (isoladores de metal) da chapa da antena e, aliás, aumentar a rigidez da grade.

Os quadros são interconectados por uma tira de alumínio, seguida de crimpagem com alicate.

Temos a seguinte construção:

A treliça é feita de fios SIP únicos, alternando os lados longos dos quadros em incrementos de 10 mm.

Para manter o passo e o tamanho da treliça (para apertar os lados do refletor na ampulheta), recomendo fazer um modelo a partir de um trilho de 10 mm, recortando recortes para quadros em tamanho. Por algum milagre, o modelo antigo foi preservado por mim (por dois anos serviu de forro sob a cômoda), então não mostro como fazê-lo, e fica claro.

Como resultado, o refletor fica assim:

Lembra uma churrasqueira.
Em geral, é claro, você pode ficar sem um refletor, mas no meu caso foi necessário não apenas aumentar o sinal da estação distante, mas enfraquecer o sinal da estação próxima, embora um ganho extra (na minha opinião uma expressão incorreta para a antena, o coeficiente direcional seja mais correto) não prejudique.

A conexão da antena e do refletor é feita de suportes de alumínio (“isoladores de metal”).

Todas as conexões de uma peça são feitas em rebites feitos de um único núcleo SIP.

O cabo pendente, na ausência de (todo o excesso já foi cortado e selado) da montagem padrão, é simplesmente soldado à placa do amplificador.

Em seguida, ocultamos o amplificador em uma caixa de junção e, devido a condições climáticas adversas, revestimos todas as juntas e furos com selante de silicone.

Rebitamos a folha da antena através dos suportes para o refletor e obtemos o produto final:

Não faz sentido mostrar a instalação e o ajuste de azimute, mostrarei o resultado dos movimentos do meu corpo no menu de configurações do receptor:
Primeiro de tudo, você precisa ligar a antena, pois o receptor tem essa função.

No menu de configurações, entramos na busca manual de canais, configuramos o canal que precisamos e, na escala mais baixa (qualidade do sinal), configuramos a antena em azimute. Deixe-me lembrá-lo de que preciso dos canais 24 e 30.


Bem, o próprio Deus ordenou que verifique o sinal da nossa torre:

Agora, ativamos a pesquisa automática no receptor e vemos quais programas ele irá capturar:
No começo, ele me pegou no segundo multiplex da torre mais distante, é exatamente isso que estava acontecendo.

Os dois pacotes a seguir são quase idênticos, diferem apenas em programas de notícias em diferentes áreas.

Como resultado, temos 30 canais, 10 dos quais são repetidos.

Sim, esqueci de indicar as distâncias para os transmissores.Se você acredita nas informações do mapa interativo TsETV, então ao mais distante em uma linha reta 21 km., E aos nossos apenas 4 km. O ângulo de elevação entre eles é de 74 °.

Na fabricação da antena, nenhum amplificador foi gravemente ferido.
8.6
9
8.8

Adicionar um comentário

    • sorrirsorrisosxaxaoknão seiyahoonea
      chefearranhartolosimsim simagressivosegredo
      desculpedançardance2dance3perdãoajudabebidas
      pararamigosbomgoodgoodapitodesmaiarlíngua
      fumaçapalmascraydeclararirônicodon-t_mentionbaixar
      calorirritantelaugh1mdareuniãomoskingnegativo
      not_ipipocapunirlerassustarsustospesquisar
      provocarthank_youistoto_clueumnikagudoconcordar
      malbeeeblack_eyeblum3corargabar-setédio
      censuradobrincadeirasecret2ameaçarvitóriayusun_bespectacled
      sacudirrespektlolpreviubem vindoKrutoyya_za
      ya_dobryiajudantene_huliganne_othodifludproibirfechar
38 comentários
O autor
Curiosamente, o que é o Exame Estatal Unificado se o dispositivo e as variedades de antenas não passam no currículo escolar, especialmente quando eu era estudante de uma fera como o Exame Estatal Unificado? Aprendi que esta é uma antena em zigue-zague no artigo "Simple Antenna and DMV Converter" na revista "Radio", e não tinha motivos nem confiança nos editores da respeitada publicação. Agora, com relação ao ruído introduzido, para os “dígitos” os 3-5 dB extras não importam, existem duas escalas nas configurações da TV: força e qualidade do sinal; portanto, após 50% da força do sinal, a diferença na qualidade da imagem e do som não é perceptível. Parece que você é realmente “fora de tópico”, “números”.
A julgar pelo seu comentário, você tem uma péssima idéia da diferença entre a TV analógica e a digital, e se o ruído é crítico para o primeiro na forma de ondulações e neve, a força do sinal é importante para o último, o próprio ADC filtrará o ruído. É assim que se compara o som de arranhões em um CD e um CD.
Emote
Sim, o exame é o culpado. O seu amplificador serve para amplificar o ruído. A resistência de dois quadros conectados em paralelo 120/2 = 60ohm sem um refletor com ele será menor. Funcionará normalmente em cabos de 75 e 50 ohm. Antena Kharchenko, uma espécie de antenas de loop para antenas em zigue-zague, é muito distante devido à classificação incorreta de antenas de loop na URSS. A conexão correta de amplificadores como SWA através de uma alteração de SHPTU 1: 1 refeita é mínima. Por exemplo, http://vk6ysf.com/balun_1-1.htm. E tudo será maravilhoso.
O autor
Aqui, já escrevi sobre a diferença entre as antenas compradas e as artesanais, repetirei o significado novamente: você pode comprar tudo, torná-lo mais interessante para si mesmo.
21 km, é uma recepção de longa distância? No país existe um log-periódico adquirido, com 555 amplificadores. 62 km, 3 anos, sem queixas. Além disso, fica sob um telhado de ardósia, de modo que a rua e a antena não sejam visíveis. Kharchenko fez o mesmo, não gostou. Com o mesmo amplificador, funciona pior.
Um biquadrat é uma antena de loop com um refletor quadrado. Aqui está uma antena em zigue-zague
Eu já apontei aqui, é inútil! sorrir
Um biquadrat é uma antena de loop com um refletor quadrado. Aqui está uma antena em zigue-zague.
Eu tenho feito essas antenas desde o advento da televisão digital. No começo eu dupliquei (4 quadrados) com um amplificador, depois como você com um amplificador. Agora são apenas dois pedaços de fio de 4-6 mm, 50 cm de comprimento, quadrado ou redondo, além de um cabo pendente. Com um sinal instável, adiciono um refletor na forma de uma placa ou grade de metal, saindo de 15 a 20% além da tela ativa, a uma distância de 7-9 cm. O amplificador (na minha opinião) corta as frequências, introduz distorções e, além disso, a estática (não apenas durante uma tempestade) costuma nocautear. Algumas palavras sobre o ajuste da antena. Em nossa região, o primeiro multiplex - 24 canais, o segundo - 57 canais! Que cenário !!! É engraçado quando as pessoas compram um canal de ondas, toda a sua dignidade está em sintonia fina com a frequência ressonante. Isso era verdade quando havia 2 canais de TV.
O autor
Claro, você pode soldar, mas eu queria mostrar como tudo é feito com materiais improvisados ​​para que eu possa repeti-lo. Mas nem todo mundo encontrará solda e fluxo para o alumínio, e eles até pensam que ele não funcionará sem a solda.
Muito bem! Eu soldava todas as juntas de alumínio com solda de alumínio.
Eu tenho medo que você pode não gostar, se você
quem ele quiser, ele ligará

Sobre a exatidão da terminologia aqui (e não apenas aqui) muitas cópias estão quebradas! sorrir
Citação: Korolev
"ponto de potencial zero"!

Ou um buraco de rosca. . quem quiser, ele vai chamar assim. O bagel em si é um "zero" desenhado e seu meio é um "ponto de potencial zero". .
SEMPRE seja zero
De fato, se estamos falando de antenas, não um "zero", mas um "ponto de potencial zero"! sorrir
Nos pontos em que o autor conecta a antena ao refletor - SEMPRE será "zero" - e completamente na figura, do que conectar - por um dielétrico ou um condutor. Isso pode ser visto a olho nu - um quadrado, em um canto, o "máximo" - onde o cabo está conectado e, na diagonal - deve haver um "zero" - é isso. .
O autor
Absolutamente não afetado, mais detalhes aqui:

Para formar o padrão da antena, é necessário que seus elementos sejam faseados e espaçados entre si em determinadas distâncias. Além disso, no caso de matrizes vibratórias convencionais, nas quais cada vibrador que entra na matriz está ativo, surgem dificuldades na correspondência com o alimentador, especialmente em uma certa faixa de frequência.

O tecido em zigue-zague, devido à peculiaridade de seu design, possui um par de pontos (a - a) ao qual o alimentador está diretamente conectado.

Nos pontos (n - n) não há ruptura dos condutores da chapa da antena; portanto, sempre existe um antinodo de corrente (respectivamente, tensão zero), independentemente do comprimento de onda. Essa circunstância permite dispensar um dispositivo de balanceamento especial quando alimentado por um cabo coaxial (o cabo é roteado através de um ponto de potencial zero) e torna a banda da antena espaçada, uma vez que as seções de meia onda de condutores na região dos pontos (n - n) sempre têm a mesma direção de corrente, ou seja, estão na mesma direção Além disso, um segmento de linha com um quarto de comprimento de onda tem uma impedância de onda próxima ao infinito.
Khatul Madan "A conexão da antena ao refletor é feita de suportes de alumínio (" isoladores de metal ")."
Por que não plásticos, isso afeta a qualidade da recepção?
O autor
E na desmontagem polonesa não vale o mesmo amplificador? Agora compare as dimensões e o custo da fábrica e das antenas caseiras. Claro, você pode comprar tudo, como costumava dizer Rockefeller - que você não pode comprar por dinheiro, pode comprar por muito dinheiro, mas isso não é tudo, na verdade eu faço meu trabalho para que o cérebro não flutue com gordura, embora eu possa pagar tudo comprar ou pedir.
Dizimação polonesa simples - é uma dizimação chinesa simples, e indiano e "Zeisk" e até "suíço" - sugiro prestar atenção ao custo. A antena descrita na obra é feita de "merda" e, portanto, é praticamente livre. Viva o fabricante nacional e, além disso - "autônomo" !!!! Você já se perguntou - por que a “borboleta” usual - descrita na obra - não é produzida por grandes empresas e praticamente não está no mercado? - o seu custo. É, o custo - é quase zero na produção em massa. O que não é rentável para grandes "players". .
Capturas de 21 km e dizimação polonesa simples
Citação: Oldman
o ganho principal é dado pelo próprio amplificador,
O amplificador é projetado principalmente para compensar as perdas de cabos, a qualidade da recepção com a antena correta é quase independente dela.
O autor
O “canal de ondas” é uma antena muito caprichosa, com um aumento no número de diretores, a configuração se torna mais complicada e também é de banda estreita. Se queremos fazer uma antena altamente direcional, ela é periódica em log, praticamente não inferior ao "canal de onda".
Este tipo de antena, que é chamado às pressas, o ganho principal é dado pelo próprio amplificador, que precisa ser selecionado em uma faixa e, para uma recepção de longo alcance, você precisa de uma antena como um canal de ondas!
O autor
o que se pode dizer, a mais de 25 km de um deles, não dá certo
Este é o caso se estiver na mesma linha. E se o assentamento estiver no centro do triângulo equilátero (relativo)?
Citação: Khatul Madan
Olhe o mapa da rede de aquecimento central na região de Tver, existem realmente “ângulos de urso” onde 40-50 km das torres.

Não confunda - 40-50 km é a distância ENTRE as torres, e o que quer que se diga - a mais de 25 km de uma delas, você não pode entrar de forma alguma, a menos que suba no espaço. Afastando-nos de um, nos aproximamos do outro. .E eles devem ganhar dinheiro no final de 2018 - o pessoal da TV ainda tem tempo e nem todas as torres ainda funcionam.
O autor
. Em Moscou, uma antena com um cabo de metro funciona perfeitamente no 6º andar, a 15 km de Ostankino,
Não se fala de Moscou e da região; há apenas Ostankino bloqueando em um raio de 50 km. com uma possível recepção "na unha", e mesmo na própria cidade, apenas os sinais refletidos serão suficientes.
É melhor reduzir o comprimento do cabo do que colocar um amplificador.
É isso mesmo, os radioamadores têm o ditado: "O melhor amplificador é a antena", pois é correto que o sinal atenua quanto mais forte, maior a frequência. E também é certo que as condições de recepção dependem do terreno e, às vezes, é suficiente para elevar a antena 3 -4 metros para ter uma recepção confiante.
A rede de torres é tal que na Rússia central não há mais de 20 km da torre e todas as torres têm uma potência de transmissor da ordem de 10 kW - a recepção confiável dos números na antena borboleta é garantida em quase todos os lugares, mesmo onde o sinal analógico UHF nunca foi recebido .
Olhe o mapa da TV digital na região de Tver, existem realmente “ângulos de urso” onde as torres são de 40 a 50 km. E se o alcance do medidor de alguma forma chegou, o DMV não tem chance e a recepção é principalmente por satélites.
Ele fez essa antena há muito tempo e experimentou um pouco. Os canais digitais são muito sensíveis ao comprimento do cabo pendente. Com um aumento de mais de 3 metros - o sinal digital desaparece completamente, mas o sinal analógico é aceito. Portanto, eu compartilho meus resultados. Coloco a antena ao lado da TV - as dimensões também permitem que o comprimento do cabo seja um pouco menor que um metro, ajuste Azimuth - a antena é conectada como um UHF normal à tomada da TV correspondente e o canal analógico correspondente (o mais próximo de frequência) é sintonizado. Em seguida, basta "mudar para o" número "e ativar a sintonização automática .. Acho melhor reduzir o comprimento do cabo do que instalar um amplificador. Em Moscou, uma antena com um medidor de cabo funciona bem no 6º andar, a 15 km de Ostankino, a torre está fechada ao lado de 9 em uma dacha a 60 km de Moscou - também recebe torres locais e até Ostankino, mesmo na planície de inundação de Oka, no "canto do urso" - segundo Paustovsky, essa reserva de Prioksky a 300 km a leste de Moscou funciona perfeitamente sem refletores e amplificadores. tal que na Rússia central mais de 2 0 km até a torre não acontece e todas as torres têm potência de transmissão da ordem de 10 kW - uma recepção confiável dos números na antena borboleta é garantida em quase todos os lugares, mesmo onde o sinal UHF analógico nunca foi recebido.
Aqui eu tenho até 50 km para um transmissor poderoso, mas à vista, e para outro (local) 8 km, mas fechado por prédios e terrenos.
O ângulo é de cerca de 90 graus. E os canais (frequências) são um.Eu vou para o longe, mas ao nascer do sol a recepção começa a falhar, então tudo normaliza
Antena Bi-Loop com amplificador SWA.
Citação: Khatul Madan
Para uma figura, é difícil determinar a olho nu - o sinal está lá ou não.

Nas configurações do canal, você pode ver se a TV permite.
Pelo menos abra o tabuleiro com spray. e bordas dos cabos. Em seguida, selar - não selar, e o cabo "bombeia" a umidade
As bordas do cabo também devem ser envernizadas.
IMHO.
O autor
Eu já fiz essa antena "por cima", até o gabarito do refletor permaneceu antes de tentar remover o transformador completamente e colocar o cabo RG-6 - não vi a diferença. Para uma figura, é difícil determinar a olho nu - o sinal está lá ou não. Talvez a distâncias maiores importe. Geralmente, tenho um cabo de 50 Ohms, um comprimento de 8 M. Mas já testado, apesar de todas as perdas que funciona, fiquei em silêncio sobre esse “batente” acreditando que um cabo de 50 ohms não é muito comum.
Cabo é desejável RK-75. E você pode levá-lo para fora da caixa, atrás das barras (refletor).
No amplificador aplicado (SWA-555), há um trans com entrada na entrada. 300 ohm. Portanto, é desejável fazer o projeto da antena com uma aproximação de 300 ohms. Embora, é claro, um amplificador potente “avance” - ele amplifica e não é coordenado até o fim.
Bom trabalho, descrição sensata, não vou perguntar sobre o cabo!
O autor
A propósito, o tubo de silicone quase todo se foi, afinal, o aberto vai secar.
O autor
Então eu finalmente o bombeei em silicone somente após a verificação. A foto mostra apenas o que precisa ser feito.
Ao endurecer, o epóxi pode rasgar qualquer peça. Mas o que eu realmente faria diferente era configurar antes vedação, não depois.
O autor
Não estava à mão e, então, o epóxi era muito fluido; seria necessário espalhar toda a solda com plasticina. Bem, eu empurrei o selante lá com todo o meu coração, para que o design já seja inseparável.
Excelente desempenho biquadrat. A única coisa que eu faria era inundar o painel inteiro com epóxi.

Aconselhamos que você leia:

Entregue-o para o smartphone ...