Saúdo todos aqueles que não são indiferentes ao técnico, e não apenas, bordado.
Quero chamar sua atenção para uma variante da antena para a recepção distante da transmissão digital. Obviamente, não há nada fundamentalmente novo em meu produto, mas talvez a idéia de combinar um amplificador com uma antena seja útil para alguém. A antena Kharchenko atrai principalmente por sua facilidade de fabricação, boa repetibilidade, banda larga suficiente, ganho decente (declarado até 9dB com um refletor, mas ainda não tenho nada para medir) com pequenas dimensões. Na minha opinião, funciona melhor do que o familiar "secador".
Então, sobre os motivos que motivaram o desejo de criar este trabalho. Em nossa cidade, é claro, existe uma torre com a qual o primeiro multiplex de "números" está sendo transmitido e promete incluir o segundo (há dois anos), mas eu quero aqui e agora, como muitos. Na cidade vizinha, o segundo pacote foi incluído há muito tempo, mas é claro que não é aceito na antena interna e na externa sem um amplificador também. Eu tinha uma antena assim no jardim, recentemente eu a dei a um vizinho em troca de material, então houve uma oportunidade de mostrar como eu o faço.
A produção não requer materiais altamente deficientes, mesmo que tudo saia mais barato que o da fábrica, sem mencionar a super publicidade com a promessa de receber 80 (?) Canais (existem alguns que li sobre esse golpe).
Materiais:
1. O comprimento do cabo 4x16mm² - 1,5m.
2. O pedaço de fio SIP - 1.5-2m.
3. Folha de alumínio com 1-1,5 mm de espessura. 60x200mm. (Eu cortei de uma panela velha)
4. Amplificador de antena do "secador".
5. Braçadeiras para prender a antena ao mastro.
6. Selante de silicone
7. E, claro, o cabo e a ficha.
8. Uma pequena caixa de solda.
9. Parafusos M5 (cabeça de embeber) com porcas e arruelas - 2pcs.
Ferramentas:
1. Serra
2. Tesoura para metal
3. Broca (usei manual)
4. Brocas de 1,5 e 5 mm.
5. Arquivo pessoal ou simples.
Primeiro de tudo, estamos contando nossa antena. Não particularmente incomodando, peguei os dados sobre as frequências de interesse para mim. Na minha cidade, é 602 MHz (37 canais) o primeiro pacote e 770 MHz (58 canais) o segundo prometido. Estou interessado nos dados dos vizinhos multiplexes de -546 MHz (30 canais) primeiro e 498 MHz (24 canais) segundos, por isso farei uma antena neles. As frequências obtidas, ou melhor, a frequência média, foram substituídas na calculadora on-line e receberam os tamanhos necessários.
Na próxima etapa, preparamos o material - descasque o cabo
e SIP para fio desencapado.
Extraímos um pedaço de folha de alumínio de uma panela velha.
Do núcleo do cabo 16 mm² (ø5,1 mm), usamos o alicate para dobrar as “oito” antenas.
Fazemos a sobreposição da junção G8, retificando metade do diâmetro com uma lima.
Os pontos de conexão são perfurados ø1,5mm para rebites.
Rebitamos na junção das tiras de cabos de alumínio com uma largura de 7 mm, um comprimento de 50 (com uma margem).
Dobramos as tiras de maneira que o amplificador possa ser encaixado nelas com parafusos.
Nas tiras, perfuramos furos de ø5mm para os parafusos que prendem o amplificador, grosso modo, usando o próprio amplificador como gabarito, mantendo uma distância de 10 mm (ou o que for calculado) entre as placas. Perfure os furos com um diâmetro de 7 mm (diâmetro da cabeça de parafuso escareado).
O próximo passo eu chamaria de zombaria do amplificador.
O amplificador nesse projeto não é um luxo, mas um meio de enviar um sinal fraco através do cabo, no qual seria atenuado no primeiro medidor, para o receptor.
Como ele não se encaixava na caixa de derivação em termos de dimensões, e era necessário inseri-la, suas bordas e a fixação padrão do cabo eram simplesmente bárbaras - tesouras de metal - cortadas no tamanho desejado, e um furo para um parafuso autorroscante era perfurado no centro da placa. Os órgãos vitais do amplificador não foram afetados durante esta execução.
O refletor da antena também é feito de acordo com cálculos on-line. Os quadros são dobrados do mesmo núcleo de cabo que a antena. A estrutura grande é curvada nas dimensões de projeto do refletor, e a pequena é projetada para conectar a antena ao mastro, suportes (isoladores de metal) da chapa da antena e, aliás, aumentar a rigidez da grade.
Os quadros são interconectados por uma tira de alumínio, seguida de crimpagem com alicate.
Temos a seguinte construção:
A treliça é feita de fios SIP únicos, alternando os lados longos dos quadros em incrementos de 10 mm.
Para manter o passo e o tamanho da treliça (para apertar os lados do refletor na ampulheta), recomendo fazer um modelo a partir de um trilho de 10 mm, recortando recortes para quadros em tamanho. Por algum milagre, o modelo antigo foi preservado por mim (por dois anos serviu de forro sob a cômoda), então não mostro como fazê-lo, e fica claro.
Como resultado, o refletor fica assim:
Lembra uma churrasqueira.
Em geral, é claro, você pode ficar sem um refletor, mas no meu caso foi necessário não apenas aumentar o sinal da estação distante, mas enfraquecer o sinal da estação próxima, embora um ganho extra (na minha opinião uma expressão incorreta para a antena, o coeficiente direcional seja mais correto) não prejudique.
A conexão da antena e do refletor é feita de suportes de alumínio (“isoladores de metal”).
Todas as conexões de uma peça são feitas em rebites feitos de um único núcleo SIP.
O cabo pendente, na ausência de (todo o excesso já foi cortado e selado) da montagem padrão, é simplesmente soldado à placa do amplificador.
Em seguida, ocultamos o amplificador em uma caixa de junção e, devido a condições climáticas adversas, revestimos todas as juntas e furos com selante de silicone.
Rebitamos a folha da antena através dos suportes para o refletor e obtemos o produto final:
Não faz sentido mostrar a instalação e o ajuste de azimute, mostrarei o resultado dos movimentos do meu corpo no menu de configurações do receptor:
Primeiro de tudo, você precisa ligar a antena, pois o receptor tem essa função.
No menu de configurações, entramos na busca manual de canais, configuramos o canal que precisamos e, na escala mais baixa (qualidade do sinal), configuramos a antena em azimute. Deixe-me lembrá-lo de que preciso dos canais 24 e 30.
Bem, o próprio Deus ordenou que verifique o sinal da nossa torre:
Agora, ativamos a pesquisa automática no receptor e vemos quais programas ele irá capturar:
No começo, ele me pegou no segundo multiplex da torre mais distante, é exatamente isso que estava acontecendo.
Os dois pacotes a seguir são quase idênticos, diferem apenas em programas de notícias em diferentes áreas.
Como resultado, temos 30 canais, 10 dos quais são repetidos.
Sim, esqueci de indicar as distâncias para os transmissores.Se você acredita nas informações do mapa interativo TsETV, então ao mais distante em uma linha reta 21 km., E aos nossos apenas 4 km. O ângulo de elevação entre eles é de 74 °.
Na fabricação da antena, nenhum amplificador foi gravemente ferido.